Translate

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Segurança em ginásios de escalada, quem cuida disso para você?

Isso mesmo! Quem dá segurança à sua segurança?
Trabalho em ginásios de escalada há mais de 18 anos e sempre vejo matérias  falando de como nós escaladores devemos nos comportar dentro e fora dos ginásios para evitar acidentes,  mas nunca vi uma matérias falando de como são os procedimento que os ginásios devem seguir para cuidar da nossa segurança.
Onde trabalho sou coordenador de escalada e implantei um sistema de gestão de segurança:  todos os meses é feito e anotado uma inspeção preventiva em toda a parte de equipamentos e ancoragens, além de partes do próprio muro e agarras grandes no teto por exemplo, isso garante a sua segurança.  A prevenção e  a manutenção são primordiais para evitar  acidentes.
 A maioria dos escaladores relaxam muito quando estão no ginásio, deixando assim muita margem para acidentes. Poucos se  perguntam se tem alguém olhando por eles. A prevenção é muito importante pois nela identificamos um risco antes mesmo de alguém usar determinado equipamento. Por exemplo, as costuras de uma via são sempre mais exigidas no começo e no fim da via, o fim porque todo mundo desce nela e no começo porque ninguém fica logo abaixo dela para descer o parceiro e sim a uns 2 a 3 metros longe da parede, dessa forma a corda corre muitas vezes nesses dois pontos. Isso faz com que o mosquetão gaste somente por dentro fazendo uma lâmina e futuramente podendo cortar a corda.
 Imagine que seu equipo deve ser trocando de tanto em tanto tempo dependendo de quanto você usa ele. Agora imagine que em média passam por dia 120 pessoas no ginásio usando as mesmas costuras, cordas e etc... Faça a conta anual!
A manutenção preventiva e troca de chapas, parafusos  e cordas tudo faz parte  de tudo isso, mas devemos ter uma atenção especial à  checagem dos pontos de ancoragem como chapeletas e principalmente os pontos de top rope, principal ponto de atrito da corda.
Sabe aquela mega agarra boa lá no teto? E se ela vem abaixo e cai na sua cabeça já pensou? Isso também deve ser chegado, pois muita gente se pendura nela e isso pode fazer com que a porca-trava "coma"  a madeira e aquela belezura de agarra possa sair voando junto com o escalador !
Por isso preste muita atenção e cobre do responsável pelo seu ginásio a manutenção!
 Na minha opinião deveríamos ter uma regra para contratar instrutores com capacidade técnica e não somente contratar um escalador: um olho treinado e rápido pode salvar vidas, esses tempos o site Desnivel relatou um acidente fatal em ginásio no Texas, EUA. E lendo o relato dá pra ver que  poderia ter sido evitado se existisse um instrutor presente.
É isso, prestem sempre atenção nos detalhes!
Abraços Anderson Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário