Translate

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Como escolher uma sapatilha de escalada? Qual a ideal para você?


Muitos escaladores, principalmente os iniciantes ficam na dúvida na hora de escolher a sapatilha de escalada ideal. Escolher uma sapatilha de escalada vai muito além de você olhar um modelo ou cor e achar bonito. 
Hoje com tantas marcas e modelos no mercado fica confuso saber qual sapatilha é mais indicada. Se por um lado é muito bom ter muitas opções por outro também você pode errar  na hora de escolher qual vai ser a sua sapatilha.  Aí você compra aquela sapatilha super cara e parece que ela não é tão boa pois não dá a aderência necessária, mas pode ser que você esteja usando uma sapatilha ideal para boulder em uma escalada de aderência por exemplo.
A primeira coisa que você precisa saber é que tipo de pé você tem? Existem modelos ideais para quem tem pé mais estreito e  outros para quem tem pé mais largo. A La Sportiva Miura com cadarço  por exemplo é ideal para quem tem pé mais estreito, já a Miura com velcro é ideal para quem tem pé mais largo.
Sapatilha La Sportiva Miura Velcro


Sapatilha La Sportiva Miura Cadarço
 .













Além  disso elas podem ser mais flexíveis ou mais rígidas. As rígidas por exemplo são melhores para escalada com agarras pequenas em paredes verticais. A La Sportiva Katana cadarço é um exemplo de solado mais rígido.
Hoje temos três tipos de sapatilhas: as de cadarço, velcro e elástico.
Em geral as de elástico são mais flexíveis, as de velcro são intermediárias  e as de cadarço são mais rígidas.
A maioria dos escaladores mais experientes dispõe de mais de um modelo de sapatilha, podendo variar o modelo à partir da necessidade, mas se esse não é seu caso você deve se perguntar  para que tipo de escalada você vai usar mais a sua sapatilha: indoor,  escalada esportiva, escalada tradicional? A partir daí você vai estreitando as possibilidades.
É  muito importante resaltar que não importa qual o seu nível de escalada para comprar uma boa sapatilha, pois é comum os iniciantes comprarem a mais barata porque são iniciantes e isso pode trazer uma péssima experiência pois a sapatilha é o único equipamento que pode afetar de fato a performance em sua escalada.
Normalmente no mercado você vai encontrar dois tipos de sapatilha, as de “performance” e as “all around”.  As sapatilhas de performance  são mais usadas em escaladas  curtas como a escalada esportiva e boulder,  pois ficam mais apertadas nos pés mas em compensação  te dará mais sensibilidade nas agarras , as “all around” são sapatilhas mais confortáveis, podendo ser usadas em todo tipo de escalada e por um período maior de tempo no pé, sendo as indicadas  para a escalada no estilo tradicional.
As sapatilhas mais côncavas no formato de arco  são ideais para vias mais negativas e boulders,  as sapatilhas mais retas vão muito bem em positivos e verticais, mas nada impede o uso das mesmas em negativos também. A La Sportiva Testarossa é um exemplo de sapatilha mais côncava ideal para paredes negativas .
Sapatilha La Sportiva Testarossa

O calcanhar também influencia muito, as sapatilhas mais voltadas à prática de boulder em geral tem o calcanhar bem emborrachado e apertado para o uso extremo do mesmo, já em uma sapatilha para escalada tradicional que demanda de mais conforto o calcanhar é mais solto a fim de não fazer pressão durante o período longo de escalada. A  La Sportiva Solution por exemplo é mais côncava e tem um calcanhar mais emborrachado e alto, sendo uma ótima opção para praticantes de boulders e para paredes negativas.
Sapatilha La Sportiva Solution

O bico da sapatilha também deve ser observado pois alguns modelos são mais “bicudos” e outros mais redondos, em uma sapatilha para escalada no estilo  tradicional o bico deve ser mais arredondado e as de alta performance bem “bicudas”.
Se você  é um iniciante que vai comprar a sua primeira sapatilha  e está procurando uma sapatilha curinga que seja boa para quase tudo escolha uma sapatilha de performance com solado  intermediário como por exemplo a Katana velcro ou a  Cobra da La Sportiva que são modelos muito usados tanto por profissionais quanto por iniciantes.
Sapatilha La Sportiva Katana Velcro
Sapatilha La Sportiva Cobra













Para ajudar na escolha a La Sportiva  por exemplo  dispõe de um gráfico indicando a largura, tamanho ideal, sensibilidade e rigidez de cada um de seus modelos de sapatilha. Você pode encontrar isso no site da marca.
Gráfico de indicação das características da sapatilha Solution

Em relação à numeração a confusão é maior ainda, pois cada fabricante usa uma numeração e raramente são iguais entre as marcas.  Geralmente os escaladores mais experientes acabam optando por sapatilhas mais apertadas para aumentar a sensibilidade no contato com as agarras pequenas.
Eu por exemplo  uso numero 42 europeu  para calçados em geral,  em relação a sapatilha de escalada para mim que uso a  marca La Sportiva  meu número seria 39 para conforto e 38 para performance. Mas você pode encontrar uma tabela de conversão no site de cada marca para te ajudar ou ainda consultar a loja onde está comprando a sapatilha.
La Sportiva Solution Feminina


Existem ainda algumas sapatilhas especiais para os pés femininos, elas são um pouco mais estreitas mas em geral a diferença não é muito grande a não ser a cor especial para mulheres. Vale a pena agradar esse público que está aumentando cada vez mais e tem mostrado uma imensa  força no esporte.  
La Sportiva Katana modelo feminino


Sobre novidades e novas tecnologias para aumentar ainda mais a qualidade dos produtos vale citar que a marca italiana  La Sportiva conta com uma carta na manga que é a linha “no Edge” que quer dizer “sem borda”. Nesse caso seu dedo do pé tem contato total com a rocha evitando aquela pequena borda na ponta da sapatilha e aumentando ainda mais a precisão do contato com a  agarra.  Em geral as “no edge”  são ótimas para muita performance  e principalmente para tentativas de escalada de vias à vista, onde se escala praticamente as cegas. 
Sistema "no edge" da La Sportiva


Sistema P3 onde a sapatilha não deforma


 A empresa também  inovou  usando  sistema P3  ( Permanent Power Platform )  que deixa a sapatilha sempre côncava nunca deformando a plataforma,  mesmo depois de muito uso ou de uma ressola.








Em resumo, não existe uma sapatilha perfeita. Existe sim aquela que é perfeita para você e para as suas necessidades.


A loja YouClimb conta com uma equipe de técnicos especializados para tirar as dúvidas e ajudar nas escolhas de seus clientes. Se precisar entre em contato com:           contato@youclimb.com.br.

                       Clique aqui para entrar em contato com a YouClimb

Nenhum comentário:

Postar um comentário